OBJETO CERÂMICO

por Bárbara Anderáos

OBJETO CERÂMICO

O ATELIÊ

Desde 2015 a Objeto Cerâmico por Bárbara Anderáos cria peças artesanais utilitárias e decorativas de cerâmica e porcelana com design autoral. A matéria-prima nacional é valorizada por aqui e nos preocupamos com a sua origem. O consumo consciente faz parte de todo o processo de produção, desde a argila até a embalagem. A pesquisa de materiais faz parte da rotina do ateliê e permeia tanto o campo utilitário quanto o experimental da cerâmica. Por aqui são feitas misturas exclusivas de argilas e também formulamos nosso próprio esmalte de alta temperatura. Com os Objetos Cerâmicos, sugerimos uma parada no olhar às sutilezas que uma peça feita pelas mãos oferece e uma reflexão à materialidade sem hierarquias.

BÁRBARA ANDERÁOS

A CERAMISTA

Bárbara Anderáos teve seu primeiro contato com a cerâmica em 2002, quando cursava Educação Artística na UNISANTA, em Santos. Sua experiência na cerâmica foi se consolidando em viagens e intercâmbios acadêmicos internacionais desde 2005, quando nos Estados Unidos foi assistente no ateliê The Potter’s Shop and School de Steve Brafman e fez aulas e workshops no departamento de cerâmica de Harvard University. Na California estudou cerâmica na Saddleback College, aperfeiçoando sua técnica no torno e esmaltacão. De volta ao Brasil, cursou Cerâmica na Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ-MG) em 2010 e participou de dois intercâmbios. Durante o período na New Mexico State University, EUA, expôs no “2012 Juried Student Show” com a escultura “Reliquary”. De lá seguiu para uma residência artística de 3 meses na Cub Creek Foundation, na Virgínia, explorando sua pesquisa em desconstrução de objetos cotidianos e queimas em fornos à lenha. Na Royal Danish Academy – School of Design Bornholm, na Dinamarca, sua abordagem ao material foi mais voltada ao design e à busca pela identidade de seus objetos cerâmicos. Com a série “Trays”, fez parte da exposição INSIGHTS durante o “European Ceramics Context 2014”. Em 2013 e 2015 foi artista convidada, representando o Brasil, e expôs a série “Ninhos” no Simpósio Internacional Macsabal de Queima à Lenha em Zibo e em Pequim, na China, com apoio do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura. Na Itália teve trabalhos selecionados para exposição em Faenza, “Espresso and Capuccino Cups”, e em Gualdo Tadino, “XXXIX International Competition of Ceramic Art “Water, wonder of the earth”.

Desde 2015 dedica-se integralmente à criação e produção das peças do ateliê Objeto Cerâmico. Também ministra cursos presenciais e à distância de modelagem, esmaltes e queimas.